Desafios da luta antimanicomial é tema de palestra da ALESE

Escrito por Débora Melo Ligado TPL_WARP_PUBLISH . Publicado em Notícias

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, a Assembleia Legislativa de Sergipe abre suas portas para debater o tema. Às 10h, durante o grande expediente da sessão plenária, o presidente do Conselho Regional de Psicologia 19ª Região (CRP19), Alan Santana Santos, irá ocupar a tribuna para proferir a palestra “Desafios da luta antimanicomial”.

A iniciativa foi da deputada estadual Ana Lúcia, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALESE, que apresentou requerimento à Casa Legislativa por meio de uma articulação com o CRP19.

Além de ser presidente do CRP19, Alan Santana Santos é psicólogo do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Boquim e membro do coletivo LOUCOmotiva, cujo objetivo é defender a política pública de saúde mental. O movimento atua desde 2015 e dele fazem parte trabalhadores, gestores, estudantes, usuários e militantes da luta antimanicomial.

A palestra irá analisar a difícil situação da política de saúde mental de Sergipe, apontando os avanços alcançados nos últimos anos, mas sobretudo as fragilidades que estão postas num momento de retrocessos no campo dos direitos, em que a política de saúde pública tem sofrido diversos ataques com o intuito de promover seu esvaziamento, sua precarização e uma série de ameaças de privatização.